Acredito que isso seja um fenômeno bem comum nos dias de hoje. Ignorância seletiva é quando uma pessoa pesquisa e busca entender determinados assuntos mas outros continua absolutamente ignorante. Não haveria problema SE essa mesma pessoa não quisesse opinar nos dois assuntos, o que ela sabe e o que ela não sabe.
Vejo o caso clássico acontecendo no Facebook ( grande seleiro de experiências sociais), uma pessoa começa a postar coisas "contra a PEC 37" mesmo sem saber o que é ministério público e quais as suas atribuições constitucionais. E essa mesma posta textos que se aprofundam muito no assunto da "Cura gay" (PDC 234).
Estava pensando, o que leva essa pessoa a não se aprofundar sobre o assunto da PEC 37 mas sim se aprofundar no assunto da cura gay. Tenho a tendência de acreditar que seja por causa do orgulho. Uma das causas "fere" o orgulho, quer dizer, no caso do pastor que fez a PDC ele está sendo atacado e é como se fossem todos os crentes do Brasil atacado. Isso da uma sensação que a classe que você pertence estar sendo desmoralizada, logo a pessoa busca o máximo de informação para rebater todos os argumentos contrários evitando assim a desmoralização. Não que a pessoa não busque informação, porque ela o faz com assuntos selecionados.
O caso é que talvez ignorância seletiva não seja um bom termo. Pois temos assuntos que temos maior conhecimento e outros que temos nenhum, ou zero conhecimento. O caso é simplesmente entender até onde vai nossa ignorância e tentar NÃO opinar no em algo que não temos pesquisa em cima.
Fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário